quarta-feira, 17 de junho de 2015

Apresentação da edição de 2015 da Festa do Avante!


Apresentamos hoje alguns dos principais destaques do programa da 39ª Festa do Avante, que este ano se realiza a 4, 5 e 6 de Setembro na Atalaia, Amora, Seixal e que a edição de amanhã do Avante! tratará de forma desenvolvida.


A Festa do Avante! ao longo das suas 38 edições afirmou-se junto de sucessivas gerações como uma realização única, ganhando pela sua dimensão politico-cultural, mas também pela sua dimensão humana, de convívio, fraternidade e camaradagem uma identidade própria e raízes profundas na sociedade portuguesa.

Trata-se de uma grande iniciativa aberta a todos, aberta à juventude, aos trabalhadores e ao povo português pela mão do Partido Comunista Português, a Festa do Avante! é um elemento de confiança na luta pela construção de um Portugal com Futuro, alicerçado no valores de Abril.

Grande realização só possível com a dedicação e militância de milhares de homens mulheres e jovens, membros do PCP e da JCP, de muitos amigos da Festa que não dispensam todos os anos participar na sua construção, nas Jornadas de trabalho que este ano tiveram início no passado dia 7 Junho, ou nas mil e uma outras tarefas que concorrem para o seu êxito.

Afirmando a sua identidade e características, sempre renovada e com novos motivos de interesse, que justifica o regresso ou a sua visita pela primeira vez, a Festa do Avante! deste ano, constituirá pela sua dimensão, diversidade e impacto um momento marcante na vida politica e cultural do País.


A Festa do Avante! realiza-se a poucas semanas das eleições para a Assembleia da República, pelo que a afirmação das propostas e projecto do PCP e da CDU não deixarão de marcar no plano politico o programa da Festa.

No Espaço Central estará patente um grande exposição “A Força do povo – Soluções para um Portugal com futuro” onde se procurará sintetizar as propostas para uma verdadeira política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de romper com a política de direita que pela mão de PSD, CDS e PS conduziu o País a um dos períodos mais negros da sua história recente.

A exposição aborda os traços mais relevantes da situação económica e social do País, com destaque para as privatizações e o esbulho da riqueza nacional, o aumento da pobreza e da exclusão social, a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e dos reformados e a degradação do regime democrático.

A política de direita e de declínio nacional tem responsáveis que não é possível iludir, os governos do PS, PSD e CDS, tal como não é possível esconder a sua intenção de prosseguir o mesmo caminho de aumento da exploração e regressão social.

É a partir da luta dos trabalhadores e do povo contra a política de direita, que a exposição defende novas politicas de alternativa aos constrangimentos da soberania nacional e ao desenvolvimento do País e aborda os grandes eixos do Programa eleitoral do PCP para um Portugal com Futuro, dando relevo ao papel do Partido, à sua luta e intervenção, e à importância do seu reforço e do reforço da CDU para uma política patriótica e de esquerda no nosso País.

É também no espaço central que se realizarão alguns dos cerca de 30 debates sobre temas da actualidade nacional e internacional, que decorrerão na Festa do Avante!. No plano politico merece ainda destaque o grande comício da Festa onde intervirão Jerónimo de Sousa Secretário-geral do Partido, Manuel Rodrigues director do Avante e Elsa Severino dirigente da JCP.

No Espaço Internacional sob lema “Direitos, Soberania, Paz – solidariedade anti-imperialista”, no ano em que se assinalam os 70 anos da vitória sobre o Nazi-fascismo e o fim da 2ª guerra mundial, evocar-se-á a resistência e luta dos povos, assinalando os perigos e potencialidades do momento que vivemos.

Dezenas de Partidos Comunistas e outras organizações progressistas marcarão presença na Festa e receberão dos comunistas portugueses a sua solidariedade fraterna, nomeadamente em iniciativas de solidariedade com os povos de Cuba, Palestina, Sahara Ocidental, Ucrânia e Venezuela.

Importantes exposições estarão patentes na Festa do Avante!. A XIX Bienal de Artes plásticas, que conta já com um numero significativo de inscrições ( que decorrem ainda até 21 Junho). Esta iniciativa é aberta a todas as obras e disciplinas artísticas, nomeadamente desenho, escultura, fotografia, gravura, pintura e vídeo.

Também no Espaço das Artes, uma exposição de Arte Urbana. Após a apropriação de lugares no espaço publico, diversos artistas da street art têm vindo também a participar em exposições e a intervir em projectos de reabilitação de espaços urbanos.

No Espaço da Ciência o tema este ano será a Luz, com o lema “Festa – Luta, Luz, Futuro!”, no ano em que se assinala o Ano Internacional da Luz. Áreas tão diversas como a biologia, astronomia, física, ciências sociais, bem com as artes e as letras estarão presentes demonstrando todo o potencial que este tema oferece.

Na Festa um amplo, vasto e diversificado programa de espectáculos, de músicas e concertos de todos os géneros, dezenas de manifestações artísticas e culturais, nos 10 palcos instalados no recinto.

Um palavra para o Palco Novos Valores, junto ao Espaço da Juventude por onde passarão as bandas vencedoras dos concursos promovidos pela JCP que decorreram em todo o País. Mais de 100 bandas, actuaram em 37 eliminatórias e 10 finais, envolvendo milhares de jovens. O Palco Novos Valores é um espaço de passagem obrigatório para quem quer conhecer a nova música portuguesa.

Na Festa o teatro e as artes de palco têm lugar de destaque no Avanteatro. Este ano marcam presença O Bando com “Em nome da terra”, “Afonso Henriques” e “Senhor Imaginário”, a Companhia de Teatro de Almada com “O Mandarim”, Teatroensaio com “Transumância” e a Companhia de Dança de Almada.

No CineAvante, a presença destacada do cinema português. “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, “Pára-me de repente o pensamento” de Jorge Pelicano, “Os gatos não tem vertigens” de António-Pedro Vasconcelos e “Douro Faina Fluvial“ e "O Velho do Restelo" de Manoel Oliveira.

Na Festa do Avante! há ainda espaço a Festa do Livro, com sessões de apresentação e autógrafos, para um diversificado Roteiro Gastronómico que passa pelas principais especialidades da cozinha regional, e para o desporto com milhares de atletas de todas as idades, em mais de 30 modalidades, de raiz genuinamente popular ou de alta competição, em representação de centenas de colectividades e associações. Ponto alto é a Corrida da Festa no dia 6 Setembro percorrendo a distancia de 10,2 Km com início junto ao coreto da Amora e terminando no interior da Festa.


Na Festa do Avante! encontra-se espelhada a realidade de todas as regiões do País, a sua cultura, gastronomia e artesanato, a actividade e intervenção das organizações do PCP, a luta dos trabalhadores e das populações.

Uma Festa que continua a crescer e a afirmar-se, que beneficiando da sua localização magnifica na Quinta da Atalaia, tem excelentes condições para receber os seus muitos milhares de visitantes, e que será ainda mais valorizada com o alargamento no próximo ano, em que se assinalam os 40 anos da Festa do Avante!, ao espaço da Quinta do Cabo.

Na Festa encontra-se e respira-se a força do Povo, do povo que a constrói, que a vive e tomou como sua e que no limiar dos 40 anos da Festa do Avante! continua a ser a garantia do seu futuro pois Não há Festa como esta!

Sem comentários:

Enviar um comentário