sábado, 30 de agosto de 2014

Sobre a intervenção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu em defesa dos interesses nacionais


As recentes declarações do presidente do Banco Central Europeu confirmam a profundidade e a persistência da crise na União Europeia, deitando por terra os discursos de há meses atrás, que afirmavam que o pior já teria passado, que o Euro e a União Económica e Monetária estavam numa situação sólida e que a recuperação já se tinha iniciado.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sobre a Execução Orçamental nos primeiros sete meses de 2014


1. Os dados da execução orçamental referentes aos sete primeiros meses de 2014 agora divulgados, traduzindo um agravamento do défice orçamental, não são dissociáveis do claro abrandamento económico registado nos últimos meses.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

As mistificações em torno da sustentabilidade financeira da segurança social


Como o PCP tem reiterado, um sistema público, universal e solidário é inseparável da garantia da proteção social de todos os portugueses, tendo por base critérios de justiça e de solidariedade na atribuição das prestações sociais devidas aos trabalhadores e ao conjunto da população, e do dever de assegurar das suas fontes de financiamento.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sobre os cortes anunciados para o Ensino Superior


Perante a informação prestada pelo Ministério da Educação e Ciência aos Reitores das Universidades portuguesas e aos Presidentes dos Politécnicos, de que no próximo Orçamento do Estado os cortes nas verbas atribuídas ao Ensino Superior atingirão 14 milhões de euros, o PCP considera:

domingo, 10 de agosto de 2014

Inauguração | Exposição sobre a Festa do Avante! - 4ª feira, 13 de Agosto



Vamos inaugurar uma exposição dos 38 anos da Festa do Avante! no edifício Arrábida, dia 13 de Agosto às 18h. Haverá uma intervenção sobre a Festa do Avante! feita pelo camarada José Pereira, membro do Comité Central do PCP e responsável regional de Setúbal pela Festa.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Hiroshima e Nagasaki 69 anos depois. Da Palestina à Ucrânia - a actualidade da luta pela paz


Criando e promovendo a generalização de focos de tensão e de desestabilização em praticamente todas as regiões do mundo, os EUA com os seus aliados da NATO e da União Europeia fomentam a agressão e lançam a guerra contra todos aqueles que, defendendo a sua soberania e independência nacional, resistem às pretensões de imposição do seu domínio mundial.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Contra o Encerramento da Delegação de Brejos de Azeitão


A população da União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão), particularmente os moradores em Brejos de Azeitão, tomaram conhecimento do encerramento da Delegação da União de Freguesias da Rua Nova da Jardia por um simples aviso colado na porta das referidas instalações.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Prejuízos do BES: expressão de uma gestão danosa e da cumplicidade de governos e supervisores


Os prejuízos do primeiro semestre - 3577 milhões de euros - hoje revelados pela nova administração do BES, da confiança da Ministra das Finanças, Banco de Portugal e os ainda acionistas Família Espírito Santo, evidenciam a ligeireza e pouca transparência com que Governo e autoridades de supervisão têm abordado a situação. Aliás, ontem foi tornado público pela imprensa que o Banco de Portugal terá, em data recente, feito uma injeção de liquidez no BES, coisa que estranhamente o seu Governador ocultou dos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República (COFAP) na audição de Julho. A cada dia que passa alarga-se o abismo do desastre financeiro do BES/GES e os riscos, ou as certezas, dos seus possíveis e graves impactos na economia portuguesa!