segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sobre a reunião do Comité Central do PCP


O Comité Central analisou a situação económica, social e política do País, apreciou aspectos da situação internacional e na União Europeia e definiu orientações quanto à iniciativa política, à luta pela alternativa patriótica e de esquerda e ao reforço do Partido.

sábado, 28 de junho de 2014

Nova recapitalização da banca à custa dos trabalhadores, dos reformados e das micro, pequenas e médias empresas


Recentemente, o PSD e o CDS, com a cumplicidade do PS, aprovaram uma reforma do IRC que permite que os prejuízos fiscais apurados em determinado período de tributação possam ser deduzidos aos lucros nos 12 anos seguintes. Esta alteração veio abrir as portas aos grandes grupos económicos e financeiros para um planeamento fiscal agressivo, reduzindo de forma significativa os impostos a pagar. Na situação limite, as grandes empresas poderão mesmo “descontar” a totalidade dos resultados, não pagando impostos.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

A situação no Grupo Espírito Santo e a necessidade acrescida do urgente controle público da Banca


O conjunto de situações que têm envolvido a Banca privada em Portugal, particularmente a partir de 2007, que levou à intervenção do Estado no BPN e no BPP, exigem da parte do Governo e do Banco de Portugal uma intervenção decidida que salvaguarde o interesse público e nacional, no sentido de impedir que o processo de desagregação do Grupo Espírito Santo (GES), principal acionista do Banco Espírito Santo (BES), um dos maiores bancos privados em Portugal, não venha a ter consequências ainda mais desastrosas nos planos económico e social, para o País.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Acção nacional do PCP «Defender o Serviço Nacional de Saúde, garantir o acesso aos cuidados de saúde»


O PCP iniciou, esta semana, a campanha «Defender o Serviço Nacional de Saúde, garantir o acesso aos cuidados de saúde». Decorrerão ações, por todo o País, numa campanha de esclarecimento e mobilização junto das populações.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Manifestação 21 de Junho | Governo Rua!


A CGTP-IN marcou uma Manifestação para dia 21 de junho em Lisboa.

Vamos lutar por trabalho com direitos, por aumentos salariais, contra a política de direita, pela demissão do governo e a convocação de eleições antecipadas.

terça-feira, 10 de junho de 2014

O respeito pelos outros


A Junta da União de Freguesias de Azeitão, cujo executivo é liderado pelo Movimento Azeitão no Coração, colocou esta placa pensando que outros procedem como procedeu o executivo da Junta do referido Movimento que, sem qualquer respeito pelo trabalho voluntário de outros, repintou os murais que se encontravam em vários locais das freguesias de Azeitão. Num deles, apenas passou cal ou tinta branca sem qualquer outro embelezamento digno de nota.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sessão Pública "Diálogo e acção para a Alternativa Patriótica e de Esquerda"


Comunicado da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP


A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, reunida no dia 4 de Junho, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, avaliou aspectos relacionados com a situação social no concelho e definiu linhas de trabalho do Partido num quadro que impõe o desenvolvimento da luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estamos perante um governo que reiteradamente viola a Constituição da República


O PCP chama atenção para a dimensão e gravidade da evolução e degradação da situação política e institucional para a qual o governo e os partidos da maioria estão a arrastar o País, numa escalada sem precedentes contra a Constituição da República Portuguesa.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Manifestação contra a privatização da EGF


Autocarro às 8h30 na Av. Luísa Todi (em frente ao hotel Esperança)


A CDU cresce e avança, com confiança!


A DORS do PCP, reunida a 31 de Maio, analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, os aspectos mais relevantes da situação política e social da Região e discutiu as principais linhas de trabalho do Partido, nomeadamente quanto à iniciativa política e à luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.