terça-feira, 27 de maio de 2014

Sobre a reunião do Comité Central do PCP


O Comité Central do PCP analisou os resultados das eleições para o Parlamento Europeu, os aspectos mais relevantes da situação económica e social do País e fixou as principais linhas de trabalho do Partido, nomeadamente quanto à iniciativa política e à luta pela concretização de uma política alternativa patriótica e de esquerda.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Moção de Censura ao Governo | Travar a política de exploração e empobrecimento, Construir uma política patriótica e de esquerda


O caminho para o abismo económico e social trilhado pelo atual Governo e o desprezo pelos interesses do povo e do País há muito evidenciam um Governo e uma maioria isolados política e socialmente pela luta dos trabalhadores e do povo e irremediavelmente derrotados. À falta de legitimidade política de um Governo que pratica uma política fora da lei e em confronto com a Constituição da República Portuguesa, soma-se agora a ilegitimidade democrática que resulta da devastação da sua base eleitoral. Perante o rumo de desastre económico e social para o qual o País está a ser arrastado não há nenhuma outra saída digna e democrática que não seja a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas.

Grande vitória da CDU, continuação da luta, Governo RUA!


Depois da vitória da CDU:
- o melhor resultado para o Parlamento Europeu nos últimos 25 anos;
- mais de 400 mil votos;
- mais de 12%;
- 3 deputados.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PRIVATIZAÇÃO DOS RESIDUOS (EGF) É UM NEGÓCIO RUINOSO PARA A ECONOMIA E PARA O PAÍS



O governo pretende privatizar a Empresa Geral do Fomento (EGF), a sub-holding do Grupo águas de Portugal para o sector dos resíduos, medida que consideramos lesiva dos interesses do país, dos municípios, das populações e dos trabalhadores.  

sábado, 17 de maio de 2014

Arraial da CDU em Pinhal de Negreiros


Realizou-se hoje um arraial com churrascada da CDU em Pinhal Negreiros, Brejos de Azeitão, no âmbito da campanha para as eleições para o Parlamento Europeu que irão decorrer no dia 25 de Maio.

A situação do País três anos após o Pacto de Agressão, a mentira da “saída limpa” e a política alternativa


1. A anunciada conclusão do chamado “programa de assistência financeira” constitui a maior mentira de todas as mentiras que têm acompanhado a imposição aos trabalhadores e ao povo de um verdadeiro Pacto de Agressão que acentuou brutalmente o rumo de declínio económico, retrocesso social e dependência do País.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Deputados do PCP no Parlamento Europeu prestam contas | 1100 perguntas, 600 intervenções, 3 mil declarações de voto, 500 visitas e reuniões no país, 52 na região de Setúbal


A apresentação do balanço da atividade dos deputados do PCP no Parlamento Europeu no mandato 2009-2014 corresponde ao princípio de prestação de contas que é característico dos eleitos do PCP nas mais diversas instituições, bem como ao respeito pela política de verdade e pelos compromissos assumidos com os portugueses na campanha eleitoral.

69º aniversário da Vitória sobre o nazi-fascismo


Assinala-se nesta ocasião o 69º aniversário do final da Segunda Guerra Mundial. A libertação de Berlim pelo Exército Soviético pôs fim ao maior e mais mortífero conflito bélico da história da Humanidade, com os mais de 50 milhões de mortos e a destruição em larga escala do continente europeu e outras regiões do planeta.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Sobre o agravamento da situação na Ucrânia


O PCP expressa a sua preocupação perante o agravamento da situação na Ucrânia, resultante do golpe de estado de Fevereiro e marcada pela escalada de violência e repressão política e xenófoba promovida pelos sectores mais reacionários da oligarquia ucraniana e por forças de natureza fascista e nazi, com o apoio dos EUA, da UE e da NATO.

Convite | Comício-Festa no Coliseu dos Recreios de Lisboa a 10 de Março


Informação sobre os transportes AQUI

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sobre o anúncio do termo do chamado «programa de assistência financeira»


1. O pomposo anúncio por parte do primeiro-ministro sobre uma alegada saída de Portugal do programa de assistência financeira mais do que uma nova operação de propaganda constitui uma mentira mais no extenso percurso de mentiras que tem acompanhado desde há três anos até hoje o Pacto de Agressão que as troikas nacional e estrangeira subscreveram.

domingo, 4 de maio de 2014

Mais um passo no sentido da destruição do Serviço Nacional de Saúde


A portaria nº 82/2014 publicada no passado dia 10 de Abril, e o relatório sobre Centros de Referência, publicado recentemente (mais um dos muitos estudos encomendados pelo Ministério da Saúde, com conclusão pré-definida), são dois documentos que, não sendo coincidentes, são concordantes e têm os mesmos objetivos, pois consideram um conjunto de orientações que são parte de uma estratégia que visa desregular o Serviço Nacional de Saúde (SNS) da qual beneficiam diretamente os interesses do grande capital neste sector, pelo que devem ser lidos de forma integrada.
Estamos perante um ataque sem precedentes ao SNS.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Documento de Estratégia Orçamental - Mais roubos e mais mentiras no caminho de exploração e empobrecimento


1. A divulgação do Documento de Estratégia Orçamental constitui um passo mais na escalada do roubo dos salários e rendimentos dos trabalhadores e do povo.

Suportada num descarado exercício de mentira e mistificação, o que o Governo prepara para 2015, e ambicionaria prosseguir para os anos seguintes, é a intensificação de uma política de agravamento das injustiças e desigualdades, de aumento de exploração dos trabalhadores e favorecimento do grande capital nacional e estrangeiro, de redução do poder de compra da generalidade da população e de asfixia da atividade económica e das pequenas e médias empresas.

COMÍCIO/FESTA | 10 de Maio - 15h Coliseu de Lisboa



Com: Heloísa Apolónia  (PEV), Jerónimo Sousa (PCP), João Corregedor (ID) e João Ferreira (1º candidato da CDU ao Parlamento Europeu)