quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PCP questiona o Governo sobre os cortes na oferta dos TST na Península de Setúbal com impacto em mais de 90 carreiras


O Grupo Parlamentar do PCP tomou conhecimento de que, a partir de dia 1 de Fevereiro a TST, empresa que recebe milhões de euros de indemnizações compensatórias para a prestação do serviço público de transportes pretende, a coberto de uma reorganização da rede e ajustamentos de horários, carreiras e percursos, impor mais um brutal corte na oferta de transporte público na região de Setúbal.

Esta nova redução na oferta atinge mais de 90 carreiras da rede da TST, e terá como consequência uma ainda maior dificuldade de deslocação das populações da península.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sobre a situação na Ucrânia


Perante a recente e dramática evolução da situação na Ucrânia, o PCP expressa a sua condenação pelo autêntico golpe de estado levado a cabo pelos sectores mais reacionários da oligarquia ucraniana com o apoio do imperialismo, após meses de desestabilização e de escalada de violência, desencadeadas após o anúncio da suspensão da assinatura do acordo de associação com a União Europeia em Novembro passado.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Portugal mergulhado na recessão pelo 3º ano consecutivo


1. O INE acabou de divulgar as estimativas rápidas do 4º trimestre de 2013 das contas Nacionais. De acordo com o INE, o PIB no 4º trimestre de 2013 cresceu 1,6% comparativamente com o 4º trimestre de 2012 e 0,5% comparativamente com o 3º trimestre de 2013. 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Um futuro mais justo e desenvolvido está nas nossas mãos


Com determinação, com confiança, com sentido de responsabilidade, apresentamo-nos às eleições para o Parlamento Europeu do próximo dia 25 de Maio.

Com a confiança e a serenidade de quem prepara uma nova batalha estando onde sempre esteve: no terreno da luta pela concretização de uma imensa vontade colectiva de mudança – por um futuro melhor, para Portugal e para os portugueses. Estas eleições são parte integrante desta luta.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Sobre as Estatísticas do Emprego no 4º trimestre de 2013 e do ano de 2013


Os resultados do Inquérito ao Emprego divulgados pelo INE, embora revelando que do 3º para o 4º trimestre a taxa de desemprego passou de 15,6% para 15,3%, não iludem que o desemprego cresceu de 15,7% em 2012, para 16,3% em 2013.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

João Ferreira 1º candidato da CDU ao Parlamento Europeu


A CDU apresentará no próximo dia 10, no Hotel Altis, em Lisboa, como primeiro candidato às eleições do Parlamento Europeu, João Ferreira. O atual deputado ao PE é Biólogo, membro do Comité Central do PCP, Vereador na Câmara Municipal de Lisboa e Vice-presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica.

Requalificação da Escola de Azeitão


Foi rejeitado pela maioria o diploma do PCP em que se recomendava ao Governo que procedesse à requalificação da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo de Azeitão, concelho de Setúbal. Na mesma ocasião esteve em debate uma petição com mais de seis mil assinaturas pugnando pelo mesmo objectivo.