quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sobre os cortes anunciados para o Ensino Superior


Perante a informação prestada pelo Ministério da Educação e Ciência aos Reitores das Universidades portuguesas e aos Presidentes dos Politécnicos, de que no próximo Orçamento do Estado os cortes nas verbas atribuídas ao Ensino Superior atingirão 14 milhões de euros, o PCP considera:

1 - Ser inaceitável que, depois de sucessivos cortes que conduziram ao despedimento de professores, fortes condicionalismos na atividade das escolas, tendo como principal consequência a degradação da qualidade do ensino, pondo mesmo em causa a existência de algumas instituições, o Governo, apesar de todas as manifestações de desagrado da comunidade académica ao longo dos últimos anos, venha agora e mais uma vez dizer que apesar dos esforços que as instituições têm feito para ultrapassar as dificuldades, ainda é preciso cortar mais. Um Governo que é tão rápido a decidir a recapitalização de um banco privado com 4,4 mil milhões de euros com dinheiros públicos, quanto a decidir novos cortes para o financiamento do ensino superior.

2 – Agora fica mais claro que a estratégia do Governo para o ensino superior, correspondendo aos objectivos impostos pela União Europeia no quadro da estratégia 2020, tem um único e grande objectivo: aumentar a certificação dos portugueses mesmo que isso seja feito degradando as qualificações. Nada mais perverso num quadro em que o País atravessa uma profunda crise e que para o seu desenvolvimento muito poderiam contribuir os jovens quadros saídos das universidades e politécnicos.

Para estes não só pela falta de oportunidades de emprego, mas também porque o acesso aos níveis superiores do conhecimento está vedado à grande maioria, a emigração é a solução.

3 – Uma decisão anunciada num momento em que se mantém, sem solução à vista, um confronto muito intenso entre os investigadores e o Ministério da Educação e Ciência, por causa dos brutais cortes nos apoios à investigação, resultado de uma estratégia que passa por tirar os apoios públicos aos centros públicos de investigação e entregar avultadas verbas para investigação às empresas privadas.

4 – O PCP, no quadro da sua intervenção política e institucional, não deixará de intervir no momento oportuno, com o objectivo de impedir mais esta inqualificável decisão do Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário