terça-feira, 10 de junho de 2014

O respeito pelos outros


A Junta da União de Freguesias de Azeitão, cujo executivo é liderado pelo Movimento Azeitão no Coração, colocou esta placa pensando que outros procedem como procedeu o executivo da Junta do referido Movimento que, sem qualquer respeito pelo trabalho voluntário de outros, repintou os murais que se encontravam em vários locais das freguesias de Azeitão. Num deles, apenas passou cal ou tinta branca sem qualquer outro embelezamento digno de nota.

A questão do embelezamento vem a propósito daquela Junta ter usado o projeto Setúbal Mais Bonita como pretexto para desrespeitar o que lá estava pintado. Percebe-se a antipatia gerada pelas ideias expressas nos murais agora desaparecidos. Percebe-se também que não tenha apreciado os desenhos pintados que lá estavam, porque isto de gosto estético não surge do nada, mas tem contextos culturais, políticos e ideológicos claros.

Só é pena que ao agir de forma antidemocrática e anti-cidadã a Junta, liderada pelo Movimento Azeitão no Coração, tenha posto em causa um dos projetos mais conseguidos pela Câmara de Setúbal com as populações e outras instituições, não tendo nem mesmo tornado Azeitão mais bonito (que tem tantos espaços feios a necessitar de requalificação).

Assim, se desvirtuam projetos de ânimo leve e sem respeito pelo trabalho de outros, sendo este projeto, justificadamente, um dos orgulhos da Câmara de Setúbal e de todos aqueles nele têm participado desde há quatro anos, sem atropelos nem pôr em causa o direito de outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário