quarta-feira, 31 de julho de 2013

Lista CDU para a CMS, AMS e União das Freguesias de Azeitão



Foram entregues ontem as Listas da CDU para o concelho de Setúbal. Em baixo ficam as listas nominais para a União das Freguesias de Azeitão (S. Simão e S. Lourenço), para a Assembleia Municipal de Setúbal e para a Câmara Municipal de Setúbal. São Listas experientes e jovens que juntam camaradas e amigos que confiam no Trabalho, Honestidade e Competência da CDU para a região.

CDU Entrega listas de candidatos às Eleições autárquicas 2013



A CDU entregou esta manhã, no Tribunal de Setubal, as listas de candidatos a todos os Órgãos Autárquicos do Concelho.
A Comissão Coordenadora Concelhia da CDU acompanhada de varios candidatos e do mandatário da Coligação Democrática Unitária Anita Vilar, 67 anos Psiquiatra, militante do PCP, entregou hoje, às 11 horas, no Tribunal de Setúbal as suas listas a todos os órgãos autárquicos do concelho.

domingo, 28 de julho de 2013

Apresentação da candidatura da CDU à União das Freguesias de Azeitão (S. Simão e S. Lourenço) - em Vendas de Azeitão


No passado dia 26 a CDU apresentou a sua lista para a União das Freguesias de Azeitão (S. Simão e S. Lourenço). Esta iniciativa contou com animação musical, pela presença do saxofonista Gonçalo Ferreira.

O País precisa do PCP e da CDU. Contra a política de desastre nacional, intensificar a luta, afirmar a alternativa patriótica e de esquerda



1.A situação do País continua a degradar-se, aprofunda-se a crise económica e social, e acentua-se a crise política e institucional. Tais são as consequências da política de direita, do processo de integração capitalista na União Europeia, da concretização dos PEC e do Pacto de Agressão. Neste quadro reafirma-se a necessidade dos trabalhadores e do povo português tomarem nas suas mãos o futuro do País, da luta pela demissão do Governo, pela realização de eleições antecipadas, pela rejeição do Pacto de Agressão e pela ruptura com a política de direita, no caminho para assegurar a concretização de uma política e um governo patrióticos e de esquerda, projetando os valores de Abril no futuro de Portugal.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PCP questiona governo sobre Requalificação da Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Azeitão



A Escola Básica do 2º e 3º ciclo (EB 2,3) de Azeitão iniciou o funcionamento em 1978 com instalações provisórias, para dar resposta às exigências de garantir o direito à educação a todas as crianças e jovens portugueses, em cumprimento dos princípios constitucionais conquistados pela Revolução de Abril de 1974.

Apresentação da edição de 2013 da Festa do «Avante!»


A Festa do «Avante!» realiza este ano a sua 37ª edição que terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de Setembro de 2013, na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal.

Momento alto da atividade e intervenção do PCP, a Festa do «Avante!» é um acontecimento incontornável pela sua dimensão e impacto na vida política e cultural do País.

A Festa do «Avante!», grande realização popular e de massas, é expressão dos valores de Abril, festa que valoriza a cultura e as diversas expressões de arte, onde tem espaço e expressão o que de melhor se faz no nosso país, onde se vivem e projetam os valores da liberdade, da solidariedade e da paz, que valoriza e dá força à luta dos trabalhadores e do povo português por uma sociedade mais justa.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sobre os encontros do PCP com forças políticas e sociais



No âmbito do convite dirigido pelo PCP às forças sociais e políticas para encontros com vista à avaliação da situação política e aos seus desenvolvimentos, decorrentes da crise política e institucional originada pela concretização do Pacto de Agressão, foram realizados encontros com a CGTP-IN na passada quarta-feira e com o Bloco de Esquerda, o Partido Ecologista “Os Verdes” e a Associação Intervenção Democrática na sexta-feira, dia 19 de Julho.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sobre a decisão do Presidente da República de manter o atual governo em funções


A decisão anunciada pelo Presidente da República de prolongar a vida a um governo e a uma maioria agonizantes confirma a inteira cumplicidade com que Passos Coelho e Paulo Portas têm contado para suportar os seus projetos de destruição nacional.

Ao contrário do que o Presidente da República invoca, não há na Constituição limitação ao poder que tem e devia exercer de dissolução da Assembleia da República. Ao não a assumir, Cavaco Silva confirma a sua opção estratégica: a de uma intervenção ao serviço dos interesses do grande capital (os chamados mercados) e do diretório de potências que têm em curso um processo de exploração, extorsão dos recursos nacionais e dos rendimentos dos portugueses. Ficou claro que o chamado compromisso de “salvação nacional” não foi mais que um exercício para tentar aprisionar o País ao caminho da política de direita, do Pacto de Agressão que o afunda e da submissão externa.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

PCP questiona governo sobre o Centro de Saúde de Azeitão



Ex. ma Sr.a Presidente da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português visitou a Unidade de Saúde de Azeitão, do Centro de Saúde do Bonfim, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arrábida.

A Unidade de Saúde de Azeitão funciona numa moradia adaptada e num pavilhão pré-fabricado adjacente, sem condições para a prestação de cuidados de saúde aos utentes. As instalações não são adequadas para o fim a que se destinam. E com o crescimento demográfico em Azeitão, as instalações não têm capacidade para dar resposta à população. Urge encontrar soluções para este problema.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Encontros propostos pelo PCP com forças políticas e sociais



1. Na sequência do convite dirigido ontem pelo PCP às forças políticas e sociais para encontros com vista à avaliação da situação política e aos seus desenvolvimentos decorrentes da crise política e institucional originada pela concretização do Pacto de Agressão, estão agendados para a próxima sexta-feira reuniões com o Bloco de Esquerda, Partido Ecologista “Os Verdes” e a Associação Intervenção Democrática respectivamente às 11h00, 15h00 e 16h30.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sobre a situação política e os seus desenvolvimentos


I

A violenta ofensiva contra os direitos dos trabalhadores e das populações, de ataque ao regime democrático e à soberania nacional, tem encontrado na luta de massas, com particular destaque para a luta dos trabalhadores, um factor determinante para lhe resistir e contribuir para a elevação da consciência social e política de amplas camadas do povo português. Foi essa luta de todos os dias nas empresas e na rua, essa luta maior que a Greve Geral constituiu, que abalou irremediavelmente este governo, avolumou contradições, minou a sua credibilidade política e o isolou socialmente.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Comunicado da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP reunida a 11 de Julho 2013



A Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP reuniu a 11 de Julho de 2013, analisou a situação social e política e o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações, discutiu a preparação das eleições autárquicas e da 37ª Festa do Avante!.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Inscrições abertas para a caminhada pela Arrábida


PCP visitou Centro de Saúde de Azeitão


Com o objetivo de conhecer de perto as condições humanas e materiais do Centro de Saúde de Azeitão, uma delegação do PCP promoveu uma visita no dia 8 de Julho ao Centro de Saúde. Na visita participaram a deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho, o cabeça de lista da CDU à União das Freguesias de Azeitão, Diamantino Estanislau, o candidato da CDU à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal, Rogério da Palma Rodrigues, Catarina Pereira da Direção da Organização Regional de Setúbal do PCP e Miguel Gonçalves, da Comissão Concelhia de Setúbal do PCP.

Sobre o IMI no concelho de Setúbal



Conhecemos a insatisfação de algumas pessoas que são proprietárias de imóveis no concelho de Setúbal a propósito das taxas do IMI, insatisfação, que consideramos justa, em particular agora que, após a reavaliação dos imóveis efetuada pelos serviços das finanças por determinação do governo PSD/CDS, muitos Setubalenses são confrontados com consideráveis aumentos dos valores a pagar por este imposto.

sábado, 6 de julho de 2013

Intervenção do Cabeça de Lista pela CDU à União das Freguesias deAzeitão - Diamantino Estanislau



Queridos camaradas e amigos

Vimos aqui apresentar a candidatura da CDU à União das Freguesias de Azeitão (S. Lourenço e S. Simão)

E as nossas primeiras palavras são de revolta contra a extinção das Freguesias de S. Lourenço e de S. Simão de Azeitão que o PSD  e o CDS, com o aliado local Azeitão no Coração, teimam em levar por diante. Contra a vontade de órgãos locais democraticamente eleitos e contra o interesse das populações. Não porque sejamos por conservadorismo contra qualquer reorganização administrativa do território racionalmente elaborada. Mas porque somos contra esta, que  não atende às  realidades locais e que não respeita as populações nem a sua história secular. Somos contra este desastroso processo de extinção de mais de mil freguesias que vai afastar a população dos seus eleitos (que vão ser em número muito inferior) afectando a relação de proximidade que caracteriza o trabalho das juntas de freguesia, que vai condicionar a qualidade do serviço público prestado pelas autarquias agregadas, que vai atentar contra o Poder Local Democrático, uma das conquistas mais importantes do 25 de Abril.

Intervenções na apresentação da Lista da CDU à União das Freguesias de Azeitão



No passado dia 3 de Julho, a CDU apresentou a sua lista à União das Freguesias de Azeitão (S. Simão e S. Lourenço). A sessão contou com a presença de José Palma Rodrigues, candidato à presidência da Assembleia Municipal de Setúbal; Maria das Dores Meira, atual presidente da Câmara Municipal de Setúbal e candidata à mesma pela CDU; e Eduardo Vieira do Comité Central do PCP.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

[Horários] Concentração dia 6 de Julho em Lisboa



"É só mais um empurrão e Governo vai ao chão", sendo assim, pela exigência da demissão do Governo e pela convocação de eleições a CGTP-IN marcou para dia 6 de Julho, sábado uma concentração em Belém. Há autocarro que sai do Hotel Esperança às 14:00, sai  da Gâmbia e de Azeitão (paragem em Brejos e Junta de Freguesia de S. Simão) às 13:30.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Sobre a reunião do Comité Central do PCP de 30 de Junho e 1 de Julho de 2013



O Comité Central do PCP analisou o desenvolvimento da situação política, económica e social do país, definiu as principais orientações e direções de trabalho com vista às eleições autárquicas, bem como aspectos relacionados com a atividade e reforço do Partido.

Esta reunião realizou-se quando passam dois anos da entrada em funções do governo de Passos Coelho e Paulo Portas e de aplicação do acordo subscrito por PS, PSD e CDS com a troika estrangeira e que se confirma ser um verdadeiro Pacto de Agressão contra o país.