sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Atentados à Democracia em S. Lourenço de Azeitão



A Coordenadora Concelhia da CDU apresentou, no dia 8 de agosto, na Comissão Nacional de Eleições, uma queixa contra a presidente e o executivo da Junta de Freguesia de São Lourenço por destruição de propaganda política.

A queixa tem origem na retirada, no dia anterior, de pendões da CDU em território desta freguesia e na destruição de um mural desta coligação política ordenada a funcionários da junta pela sua presidente, Celestina Neves, eleita pelo Movimento Azeitão no Coração.

No próprio dia em que ocorreu a destruição da propaganda da CDU, esta coligação pediu a intervenção da GNR, que identificou, ainda no local da ocorrência, os funcionários da junta e a própria presidente desta autarquia.

Celestina Neves confessou, perante as forças da autoridade, representantes da CDU e vários populares que assistiram aos antidemocráticos atos, ter sido ela própria quem ordenou a retirada e destruição da propaganda, sem, contudo, ter dado qualquer explicação para a sua decisão.

A Coordenadora Concelhia da CDU condena veementemente estes atos e tudo fará para levar até às ultimas consequências a responsabilização desta autarca que, reiteradamente, destrói propaganda de outras forças políticas, ponde em causa o mais elementar direito de liberdade de expressão e de exercício de propaganda política, exercício que está perfeitamente consagrado na Constituição da República Portuguesa.



A CDU tudo tem feito para manter um espírito de democrática e cordial relação com esta autarca, esforço que não tem sido, de forma alguma, acompanhado por Celestina Neves, apesar de esta já não ser a primeira vez que a autarca dá ordens para destruir propaganda desta coligação.

Recordamos que, no dia 15 de Março, foram colocadas três faixas identificadas com o símbolo do PCP que foram retiradas pouco depois e, no dia 19 de Março, foi colocada uma nova faixa numa das rotundas de Brejos de Azeitão, junto à EN10, que foi alvo de uma tentativa de destruição por um trabalhador ao serviço da Junta de Freguesia de São Lourenço, que referiu expressamente estar a cumprir ordens dadas pelos responsáveis da junta.



Destes atos de destruição de propaganda foi feita queixa à GNR, que encaminhou estas participações para o Ministério Público.

É importante que os Azeitonenses olhem para estes acontecimentos. E tirem as suas conclusões quanto à seriedade dos projetos em confronto em Azeitão. Quem pratica atos antidemocráticos, ilegítimos e ilegais como os relatados não tem nada a ver com o regime democrático implantado com o 25 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário