sexta-feira, 21 de junho de 2013

Azeitão no Coração usa Junta de Freguesia de S. Lourenço para se auto-promover



Já não é novidade a dificuldade que o movimento político Azeitão no Coração tem em saber separar poder institucional de poder político. Mas, mesmo em democracia, tudo tem limites. Falamos desta vez da campanha deste movimento político para troca de manuais escolares entre a população. A campanha "Livro em Movimento", promovida pelo Azeitão no Coração, movimento que preside à Junta de Freguesia de S. Lourenço, propõe a troca de manuais escolares entre a população por considerar que é uma solução mais económica.

Tal campanha é de estranhar de um movimento que, estando claramente colado à política de direita do governo PSD/CDS, nunca se pronunciou sobre o preço dos manuais escolares. Mais, nunca organizaram ou disseram algo contra o aumento anual do preço verificado nos manuais escolares. Já o PCP, onde quer que esteja presente lutou, luta e lutará pela gratuitidade dos manuais escolares no ensino obrigatório.

Mas visto a dificuldade do Azeitão no Coração em compreender conceitos básicos, como o de Democracia, não é já (infelizmente) de estranhar a atitude deste movimento na divulgação desta nova campanha política. Na propaganda que é distribuída a dar a conhecer o "Livro em Movimento", há uma coisa que salta inevitavelmente à vista: que esta é uma campanha do movimento político Azeitão no Coração. O que já é de estranhar é que este documento tenha o apoio da própria Junta de Freguesia a que o movimento preside, além do apoio do próprio Agrupamento de Escolas de Azeitão como se pode ver na imagem.

O Azeitão no Coração faz uso da sua posição maioritária na Junta de Freguesia de S. Lourenço para promover o seu movimento político. Mas a falta de ética e de qualquer consideração pelos princípios democráticos e de separação do Institucional e Político não fica por aqui. Parte desta campanha foi distribuída dentro do próprio recinto da Escola Básica 2,3 de Azeitão, durante as festas de encerramento do ano letivo que decorreram no dia XX. Quer isto dizer que o movimento Azeitão no Coração andou a distribuir a sua própria propaganda dentro de uma escola pública.

Como se isto ainda não bastasse, e continuando o dito movimento a servir-se da sua posição na Junta de Freguesia, foram vistos os próprios trabalhadores da Junta a colarem nas vitrinas das Coletividades esta propaganda. Ou seja, os trabalhadores da Junta, durante o seu horário de trabalho, são ordenados para distribuir propaganda de um movimento político.

É impensável que um movimento político, de qualquer espécie, faça uso da sua maioria numa instituição pública, e no caso representante do Poder Local Democrático, para promover-se a si próprio. Ficam várias perguntas por responder: Que apoio dá a Junta de Freguesia de S. Lourenço a um movimento político? Quem faz esse movimento dentro de uma escola pública a distribuir a sua própria propaganda? Que fazem trabalhadores da Junta de Freguesia no horário de expediente a colarem a propaganda do Azeitão no Coração em vitrinas?

São perguntas que tentaremos que não fiquem sem resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário