segunda-feira, 6 de maio de 2013

Excursão à Exposição sobre Álvaro Cunhal - Inscreve-te!



Se é certo que uma vida tão intensamente vivida como foi a de Álvaro Cunhal não é passível de ser resumida, a grande exposição «Vida, Pensamento e Luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», que abriu as portas na tarde de sábado, 27, na Sala do Risco do Pátio da Galé, na Rua do Arsenal, junto ao Terreiro do Paço (e que ali ficará patente até ao dia 2 de Junho) é um contributo fundamental para conhecer melhor aquele que é, sem qualquer dúvida, a personalidade que no século XX e na passagem para o século XXI mais se destacou na luta pelos valores da emancipação social e humana, com forte projecção no plano mundial. 

Através de textos, nos quais se destacam os aspectos fundamentais da sua vida e da sua obra, e de diversos materiais relacionados com a luta de Álvaro Cunhal e do PCP contra o fascismo, pela liberdade, a democracia e o socialismo (como originais de documentos, ensaios e desenhos) destaca-se o contributo inestimável e inigualável de Álvaro Cunhal para a construção do PCP, para a definição da via para o derrubamento do fascismo, para a Revolução de Abril e para a defesa das suas conquistas.  

A sua dimensão de escritor e artista plástico tem igualmente forte expressão, com a mostra de desenhos e quadros originais, bem como das suas obras literárias, muitas das quais foram alvo de tradução no estrangeiro. Através de bem conseguidas reconstituições escultóricas, é possível recriar o ambiente vivido na exígua cela da Penitenciária de Lisboa (onde esteve preso oito anos), bem como uma reunião e uma tipografia clandestinas. 

Pode ver a fotogaleria AQUI. 

Está organizada uma excursão das Comissões de Freguesia de S. Simão e S. Lourenço do PCP à exposição sobre Álvaro Cunhal para o dia 19 de Maio. O autocarro partirá da Junta de Freguesia de S. Simão em Vendas de Azeitão às 14H e fará uma paragem também na Brejoeira. 

Preço: 4€ 

Incrições: cravo.vermelhoazeitao@gmail.com até dia 17 de Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário