quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aproveitamento Político da Junta de S. Lourenço na Inauguração do Posto de Turismo de Azeitão



A democracia tem ganho contornos e definições muito esquisitas na freguesia de S. Lourenço. Já não bastava o Movimento Azeitão no Coração dar o nome de empresas a espaços públicos - Rotunda da Bacalhôa, Azeitão Bacalhôa Parque e Rotunda José Maria da Fonseca - nem bastava o mesmo movimento mandar retirar faixas de propaganda política do PCP, tinha ainda de conseguir fazer pior.

No dia 25 de Abril o Movimento Azeitão no Coração, que forma o executivo da Junta de Freguesia de S. Lourenço, inaugurou o Posto de Turismo de Azeitão, aproveitando para colocar o seu próprio logótipo nas portas do Posto de Turismo. O Posto de Turismo de Azeitão, obra pública, não tinha o brasão ou da Junta de S. Lourenço ou da Câmara Municipal de Setúbal, não! Tinha sim, o logótipo do Movimento Azeitão no Coração, como se o Posto de Turismo tivesse sido obra do dito movimento. 

Depois de todas as afrontas históricas e culturais feitas com nomes de empresas privadas em obras públicas, o Movimento Azeitão no Coração decide dar a sua imagem a um estabelecimento público. Em vésperas de eleições autárquicas o Movimento Azeitão no Coração faz uso de dinheiros públicos para publicitar-se a si próprio num Posto de Turismo que deveria ser o rosto da região.



O mesmo ocorre com os panfletos e brochuras disponibilizadas nesse Posto de Turismo. Além do logótipo do Movimento Azeitão no Coração estar presente, o executivo teve como maior preocupação a difusão da sua obra nos últimos quatro anos, do que na divulgação dos produtos regionais e das várias localidades de Azeitão. 

A luta, pressão e denuncia de tal afronta não demorou a ter os seus efeitos. No 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o logótipo do Movimento foi retirado das portas do Posto de Turismo. Por mais voltas que o executivo de S. Lourenço tentasse dar para justificar tal ato provocatório, contra factos não há argumentos. O Posto de Turismo não é do Movimento Azeitão do Coração, mas sim da região de Azeitão. 




O PCP estará sempre presente na defesa do património e na luta contra a apropriação de edifícios municipais para campanha política. É inaceitável que a Junta de Freguesia de S. Lourenço se  tenha apropriado de um edifício público para escarrapachar o logótipo do Movimento, servindo-se politicamente do mesmo edifício. 

Sem comentários:

Enviar um comentário